terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ivam Cabral leva "Conexão Roosevelt" e "O Último Stand-Up" a Curitiba

por Luciana Romagnolli



Ivam Cabral, dramaturgo e ator d'Os Satyros, confirmou que será programador do Teatro HSBC durante o Fringe, mostra paralela do Festival de Curitiba, que acontece de 29 de março a 10 de abril. Sua programação se chamará "Conexão Roosevelt" e leva à cidade "uma pequena – mas significativa – amostra da produção teatral" da Praça Roosevelt, em São Paulo.

Ivam diz: "Os espetáculos contam com a participação de artistas emblemáticos da Praça, como Francisco Carlos, Mário Bortolotto, Marcelo Rubens Paiva, Lulu Pavarin, Cesar Ribeiro , Priscila Nicolielo entre outros que contribuem de maneira fundamental para a 'movida' teatral da Praça. O projeto abre uma única exceção e convida a Cia. Íntima, fundada em Curitiba e com sede no Rio de Janeiro, para apresentar 'Ana e o Tenente', texto de Rafael Camargo e direção de Joelson Medeiros".

Além disso, os Satyros participam da Mostra Contemporânea com o espetáculo "O Último Stand-up" (foto de Bob Souza), que leva adiante a investigação sobre o cotidiano dos "anônimos" do centro paulistano, desta vez, retratando a vida dos sem-teto -- invasores de prédios abandonados, um dos principais problemas urbanísticos da região. 

A peça se inspira no poema dramático “Pátroclo e o Destino”, de Marguerite Yourcenar, que transpõe o mito grego envolvendo os dois primos para uma guerra contemporânea, a começar por um número de stand-up patético realizado pelos amigos Aquiles, Pátroclo e Pentesiléia, no Viaduto do Chá. De lá, partem para o  prédio invadido, onde vão comer. Mas as chuvas torrenciais de janeiro prenunciam a tragédias das enchentes. "Trabalhando com imagens e movimentos coreografados, o espetáculo pretende tornar-se uma experiência multissensorial, onde várias manifestações artísticas são reveladas", diz o material de divulgação.

A dramaturgia é de Ivam Cabral, que atua ao lado de Laerte Késsimos, Silvia Wolff e Carlinhos Mazzoni. Fabio Mazzoni faz a direção e a iluminação. A direção de movimento é de Sandro Borelli, a construção do espaço cênico, de JC Serroni, firurinos de Telumi Helen e direção musical de Carlinhos Mazzoni.

Nenhum comentário: