segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O ano das mostras de repertório

por Luciana Romagnolli




A impressão corrente aqui em Belo Horizonte é de que 2010 não foi um bom ano para o teatro local. Em termos, é claro, até porque algumas das principais companhias da cidade estavam ocupadas demais com o sucesso de espetáculos da temporada anterior - como foi o caso da Luna Lunera, viajando sem parar com Aqueles Dois, e do Galpão, com Till - para pensar em estrear qualquer outra coisa. A mim, que não vi tudo, a descoberta do ano passado foi mesmo É Só Uma Formalidade, do Quatroloscinco. Mas esse não pode entrar na conta, pois estreou em 2009.

Em compensação, as expectativas para 2011 são das melhores. Os motivos? Um ano que terá mostras de repertório do Espanca! e da Luna Lunera já não é um ano qualquer. Sem falar em Tchékhov... 



A Luna Lunera planeja para agosto a volta ao cartaz de três espetáculos. Além de Aqueles Dois (2007), resgata Nesta Data Querida (2003), peça dirigida por Rita Clemente; e Cortiços (2008, foto de Tiago Lima), dirigida por Tucá Pinheiro, que embora seja a montagem mais recente do grupo, ficou eclipsada pelo estouro de Aqueles Dois. Fora isso, quer estrear um espetáculo novo, mas ainda não conta qual. 

O Espanca!, por sua vez, segue o ritmo de quem foi contemplado pelo Programa Petrobrás Cultural (o mesmo que originou há dois anos o Projeto Leminski, da Cia Brasileira), com o projeto Dramaturgias do Nosso Tempo. A principal meta será a criação de um espetáculo com o diretor Daniel Veronese, um dos principais nomes do teatro argentino, à frente do grupo El Periférico de Objetos, mas, para isso, têm até 2012.  

No momento, o grupo dirigido por Grace Passô termina uma temporada de Marcha para Zenturo (foto que abre este post) no Centro Cultural São Paulo, até o dia 13 de fevereiro. Logo em seguida, entre 16 e 20 do mês que vem, apresentam o espetáculo no Teatro Oi Futuro, de BH, pela mostra Verão Arte Contemporânea. Ainda neste início de ano, sem data definida, será a inauguração oficial da sede no centro da cidade, com uma temporada de Amores Surdos. Cada um a seu tempo, Por Elise e Congresso Internacional do Medo também voltarão ao cartaz, em temporadas de um mês. 



Enquanto isso, em Curitiba...
Em contato direto com a capital paranaense, o Espanca! vai ao Festival de Curitiba realizar seu primeiro encontro presencial com a Cia Brasileira de Teatro, com a qual troca pacotes criativos pelo projeto Rumos Itaú Cultural, que deve ser descrito passo a passo neste blog, ainda embrionário. Aproveitando a visita, o espetáculo Delírio em Terra Quente, dirigido pelo grupo mineiro durante um projeto pedagógico com os formandos do curso profissionalizante de teatro do Palácio das Artes, vai participar do Fringe, ocupando o teatro Cleon Jacques. (Na foto, Espanca! e Cia. Brasileira, clicados por Felipe Vidal).


2 comentários:

Cia. de Teatro Luna Lunera disse...

Olá, Luciana!
Antes de mais nada, parabéns pelo blog e boa sorte com a empreitada! Ficamos muito felizes com o post e estamos aqui com os dedos cruzados para que 2011 seja um ótimo para o teatro por aqui em Belo Horizonte.
Só uma pequena observação: a Mostra Luna Lunera em BH deve acontecer em agosto e não em maio.
Abraços de todos da Cia. Luna Lunera! Até a próxima!

Luciana Eastwood Romagnolli disse...

Ooops, corrigidíssimo. Obrigada!
Abraços, Luciana.