sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Bons ventos sopram no MON

Um alívio para a classe artística. Está definido, finalmente, um nome para gerenciar o Museu Oscar Niemeyer, e é o de alguém ligado intimamente às artes visuais: a artista plástica curitibana Estela Sandrini, a Teca Sandrini.
Gerenciar, e não dirigir como antes, porque o MON passa a integrar a Secretaria da Cultura do Paraná, sob supervisão direta do secretário Paulino Viapiana, que extinguiu a Secretaria Especial criada para administração do espaço, chefiada pela então primeira-dama Maristela Requião.

Uma das primeiras ações a serem implantadas pela secretaria será formar o Conselho Curatorial do MON, mas, para isso, Viapiana pretende promover um amplo debate com curadores que já participam de conselhos em museus de todo o país, professores ligados à área e também com pessoas da sociedade civil ligadas à cultura -- o que, aliás, foi uma das sugestões de artistas e críticos que entrevistei recentemente (veja post abaixo).
Formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e Didática em Desenho pela PUC-PR, Teca Sandrini possui especialização em Escultura pelo atelier de Juan Carlo Labourdette, da Argentina, e em Gravura e Pintura pelo Maryland Institute of Arts (EUA), além de especialização em Antropologia Filosófica, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
As obras da artista estão presentes em diversos acervos, como nos museus de arte contemporânea do Paraná, Pernambuco e Goiás, no Museu de Arte Brasileira da FAAP (SP), no Eubie Blake Cultural Center (EUA) e em várias coleções particulares. As obras de Teca Sandrini também compõem o acervo do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, da Fundação Álvares Penteado e do Museu Oscar Niemeyer.

Nenhum comentário: